O sorriso do hipopótamo

hipopótamo
Foto em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/06/inundacoes-matam-oito-pessoas-e-fazem-animais-escaparem-de-zoologico-na-georgia-4781163.html?utm_source=Redes%20Sociais&utm_medium=Hootsuite&utm_campaign=Hootsuite

Há um hipopótamo a solta nas ruas de Tblisi. A água invadiu a cidade e o zoológico virou um caos. Uma arca de Noé às avessas.

E há na rede, a foto de um hipopótamo caminhando em frente à uma banca de revista, com aquele olhar de soslaio e um meio sorriso hipopotâmico. Parece que ele sabe algo que a gente não sabe. Que mais vale um passeio curto, do que uma vida longa atrás das grades? O hipopótamo passeia por uma Tblisi enlameada, desfrutando do ar frio e da súbita liberdade que não irá durar muito.  A liberdade sempre é tardia. Sempre dura pouco. Sempre é muito cara.

Hipopótamos sempre me dão uma impressão de humor. Parecem desproporcionais e inofensivos, com aquelas orelhinhas sacudindo rapidamente e os olhinhos pequenos sobre o focinho enorme. Parecem, mas eu sei que não são. Em todo o caso, lembro sempre da bailarina de desenho animado “Fantasia”. Charmosa, cor de rosa. Linda bailarina. Hipopótamos me dão a impressão de que o mundo sabe ser engraçado, quando quer. A Natureza tem um senso de humor raro, mas saboroso. O que é a vida, afinal de contas, senão uma infinidade de combinações – formas, cores, volumes – sempre inesperadas?

E vai que o hipopótamo pensa o mesmo? Vai que ao ver essa gente estranha, duas patas, magricelos, barulhentos como gralhas, não pensa ele que somos engraçados, que a Natureza é farta em criatividade, que a vida se apresenta sob infinitas variações?

O sorriso hipopotâmico é o de um disfarçado – só um disfarçado bem-sucedido sorri assim. Enquanto os homens pensam que eles não sabem, eles sabem o que nós pensamos. Sem discrição, num passeio que pode terminar em tragédia, o hipopótamo caminha na lama de Tblisi.

O mundo sabe ser surrealista de vez em quando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s