Meteorologia

11265092_936327246433542_814201168_o

Ontem foi um dia gris. As cores foram roubadas por uma névoa que não levantou acampamento o dia inteiro. Choviscou. Parou. O asfalto molhado secou e tornou a molhar. Ontem foi um dia sem cores.

O sol não apareceu. Nem sequer aquele halo de luz em que ele se torna em dias nublados. O céu, emburrado, não quis sorrir azuis. A terra, ensopada, se abriu em fissuras profundas em muitos lugares. Nem o asfalto, esse engodo para pneus de borracha, suportou tamanho mau-humor e cedeu aqui e ali, provando que o que interessa não é a casca, definitivamente, mas o que há por baixo dela.

Dá medo a tristeza que o céu desperta em mim, em dias como o de ontem. Porque não foi apenas o domingo, mas uma série de dias grises e chuvosos. Pelo menos nos dias chuvosos a gente tem o desafio da aventura. Em dias grises não, tudo é tristonho e enfadonho. O tédio se estabelece. Parece que as nuvens não se movem de pura preguiça.

E isso que no sábado houve aquele lindo arco-íris em diferentes lugares. Novo Hamburgo, Campo Bom, Porto Alegre. As cores do sol. O sol se derramando em sete tons. Mas, também, foi breve como um suspiro. Foi desde então que o cinza se instalou, uma infinita gama de tons cinzentos, todos eles sem esperança alguma.

Vai ver, tinham razão os índios que diziam que o arco-íris é uma serpente que ao aparecer, seca os mananciais – só que o manancial que esta secou foi o das cores, da luz e da alegria.

Hoje melhorou. Tudo parece querer se livrar dessa fímbria fria.

Inclusive as ideias, que por falta de opção maior, me fizeram falar do tempo mais uma vez. Clima, esse eterno tema de quem não tem o que dizer.

Será por isso que os meteorologistas só se estendem nos comentários quando vai chover?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s