Bento Rodrigues

6nov2015---o-rompimento-da-barragem-da-mineradora-samarco-fundao-em-mariana-minas-gerais-causou-forte-enxurrada-que-atingiu-casas-vizi
6nov2015—o-rompimento-da-barragem-da-mineradora-samarco-fundao-em-mariana-minas-gerais-causou-forte-enxurrada-que-atingiu-casas-vizi

As autoridades tomaram cartas no assunto da barragem de Mariana. O Ministério Público já disse que não foi um acidente. O Governo de Minas Gerais suspendeu as atividades da empresa Samarco, responsável pela barragem. O IBAMA anunciou que irá cobrar uma multa milionária. A Defesa Civil está monitorando o nível do Rio Doce, atingido pela lama, acompanhando o deslocamento da onda cor de sangue, que deverá chegar ao Atlântico no final de semana. As cidades ao longo do rio já foram avisadas e a captação de água está suspensa até a lama passar e os testes indicarem que a água é viável para tratamento e consumo humano. A imprensa acompanha, noticia, informa. Os chargistas e comentaristas não perderam tempo em ligar a lama da represa rompida com as falcatruas de Brasília, esse lugar onde o poder está colocando seu pescoço cada vez mais na guilhotina do tempo, e que parece não perceber o que acontece de fato no país, exatamente como a corte francesa dos idos de 1789. Em todo o caso, no que tange a barragem da Samarco, tudo indica que as autoridades tomaram cartas no assunto. Os culpados serão apurados e punidos – pobre tremor aquele, de 1,7 na escala Richter. As multas aplicadas e desviadas. Os sobreviventes da pequena comunidade de Bento Rodrigues, a que foi varrida pela lama da barragem, foram avisados de que a empresa reconstruirá suas casas – embora ainda não se saiba aonde.

E eu pergunto:

Que dinheiro pagará a roça do Adriano?

A casa onde Paula abrigava seus sonhos?

O pomar de Zé ou Maria?

Que dinheiro irá pagar os animais da roça?

Os bichos de estimação, os que morreram e os que viveram?

Que dinheiro irá repor a mortandade de peixes que viviam e se reproduziam e matavam a fome do ribeirinho?

Que dinheiro irá devolver o rumorejar da sanga?

Que dinheiro irá devolver Emanuely Vitória?  Waldermir Aparecido?

Que dinheiro irá devolver a vida?

Respondo, que você já sabe: nenhum. Só nos resta a dor e a lama, que por algo é vermelha. Só nos resta a sede e a lama, que por algo é saturada de ferro. Só nos resta o olhar e a lama, que engole, toma e mata. Não há nada o que fazer, porque o que havia para ser feito era para ser feito antes da tragédia, e antes não foi.

Preste atenção e não se engane: não há nada o que fazer, e tudo o que for feito será um paliativo que nem de longe será capaz de mitigar a dor. A lama desce o rio e nós nos quedaremos filmando com celulares do último tipo, irradiando o que não há para ser irradiado, porque o silêncio é assustador demais.

No silêncio, ouve-se o rugido da lama inexorável. No silêncio, ouve-se o quebrar de árvores. O ganido dos cães e o relincho dos cavalos moribundos. E no silêncio, a lama se estenderá no mar, o Mar-Oceano dos navegantes, e ele levará 100 anos para devorá-la por inteiro.

Somos o apocalipse.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s