Fresca

frescaEla estava deitada, pachorrenta, na porta da agência de turismo. Parecia um tapete, mas é claro que ninguém ia pisar nela, porque seu corpo cilíndrico ameaçava dar um tombo no incauto. Tropeçar nela? Não, nem pensar, era muito grande para passar desapercebida.

“Como é o nome?” pergunto, antes de alisar o bicho. Sei lá, parece uma falta de educação ficar coçando o dorso de um cachorro sem saber o nome dele. Sei lá se ele vai querer a coçadinha?

Ela queria. Me espiou com um fresta de olho e o rabo martelou o tapete de mansinho.

“Fresca”, respondeu a secretária.

“Seca?” – era a minha surdez em ação.

“Não, não: Fresca”, repetiu a moça.

Me abaixei e espiei a totó. O pelo grosso de poeira, curto mas farto, convidando a um afago. Orelhas empinadas, nos escutando, a cauda, faceira, dizendo “adoro uma cócega na barriga”. Estendi a mão e obedeci ao comando afetivo que todo cão exerce sobre mim. Os dedos desapareceram no meio do pelo grosso e eu cocei orelhas, dorso e coxa – que, como toda coxa de vira-latas, ameaçou coçar a barriga, numa cócega incontrolável. Mas preguiçosa. A Fresca estava preguiçosa, até para coçar a barriga! O rabo mal se movia, vencido pelo calor, pelo sol, pela tarde de domingo, pelo tédio, pela preguiça.

“Será que ela está gostando?”, pergunto, em dúvida. “Está, sim”, responde a moça. Daí que eu vejo: abrindo espaço entre o pelo e a preguiça, os cantos da boca da cachorra sobem em direção às orelhas e ela suspira, satisfeita.

Fotografo sem pensar. É um sorriso, um sorriso quase humano, um sorriso sereno e honesto. Canino. Eu nunca tinha visto cachorro sorrir com outra parte do corpo que não fosse o apêndice traseiro. Ela me espia com a fresta do olho de novo.

E por pouco, muito pouco, não me deito ali com ela, no meio do caminho, alegremente derrotada pelo sol, pelo céu e pelo mundo.

Tem cachorro que sabe da vida, ô se sabe!

Deixe um comentário

