A dor

 

flor murch
Site Jardim da Terra

 

É difícil de falar. Tem um nó na minha garganta. Tristeza, é o que eu sinto.

Eu que sempre me emocionei às lágrimas com a abertura e o encerramento das Olimpíadas, eu que achava que seria uma honra para o meu país ter em seu território a chama que representa a paz entre os povos, independente de posições políticas.

Mas, não, eu não posso me sentir feliz.

Eu não sou totalmente ingênua. Sei que o esporte é uma grande indústria. Sei que as Olimpíadas são um grande evento e que, como todo grande evento, é um grande e desenfreado negócio. O mundo é capitalista, e é assim que as coisas são. Posso aceitar.

Não é isso o que me entristece.

O que me entristece é o não-limite. A incapacidade do meu país de pensar um pouco além, só isso: um pouco além. Um pouco além da cerimônia da tocha. Um pouco além da falta de ensino de qualidade. Um pouco além da corrupção, do “meu bolso”, do “jeitinho”. Me entristece a irresponsabilidade que se espalha pelo país como um cancro. Me entristece o “tudo pode”. O “não vai dar nada”. Me entristece que o país revele desse jeito porco, os últimos vinte anos cheios de boas intenções – vai ver, as mesmas que, dizem, atapetam o Inferno – e que terminaram nos trazendo a essa década de escárnio total à Vida. E não venham me dizer que não tem nada a ver com nada. Que matar uma onça não tem nada a ver com as filas da saúde pública. Que roubar milhões não tem nada a ver com o abuso sexual que se traduz em estatísticas. Que ignorar leis de trânsito não tem nada a ver com o assalto perpetrado por menores. Tem sim. Tudo isso tem a ver com a forma como o Brasil tem pensado nos últimos vinte anos.

Porque por incrível que pareça, pensamos. Pensamos que vai dar tudo certo. Que o detento vai se regenerar milagrosamente. Que os doentes encontrarão uma vaga emergencial. Que os alunos recuperarão conhecimento fora da sala de aula, como mágica. Que a comida, ainda que pouca, será o bastante. Que verão quente e inverno frio se resolve com ar-condicionado, crença suprema da classe média. Que a loteria vai cair para a gente. Que a gente vai precisar apenas acreditar para ser feliz. Que não faz tanta falta trabalho honesto, estudo sério, investimento escrupuloso, porque isso é coisa dos outros países, os que são os Outros, os que não são felizes, os que não sambam, não vão à praia e não gostam de Carnaval. Nós estamos deitados em berço esplêndido, ao som do céu profundo. Deus tem passaporte brasileiro. Ele fará justiça. Nós só teremos de assistir e aplaudir, porque a Justiça Divina sempre é feita aos outros – nós seremos salvos pela nossa fé.

Que tristeza ver um país que era o do futuro, desperdiçando o cotidiano ao Deus-dará. Nossa vida escorre como o sangue da onça empando o chão de cimento. Fomos nós os que puxamos o gatilho – somos nós os que agonizamos. O grande país que seria o Brasil, desfez-se em brumas.

Tenho vergonha do meu país, que abriu mão do que poderia ser, porque isso, simplesmente, dava muito trabalho.

Tristeza é o que eu sinto. Choro, não pela onça, coitada. Ainda sou egoísta. Choro por nós, brasileiros.

Deixe um comentário

