Teoria

Pois, como sou escritora do Fantástico Brasileiro, esse gênero que publica, publica e continua invisível para a maioria dos leitores tupiniquins que preferem dragões, masmorras e alvas donzelas desmaientas habitando altas torres brancas ou negras, cercadas por terríveis feitiços e resgatadas por impávidos heróis (vide qualquer um dos livros de psicoterapia infantil para saber o que isso significa), me permito olhar para o cenário brasileiro da atualidade e pensar assim:

Isto é um exemplo do que você vê, atualmente:

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/05/19/delator-da-jbs-aponta-pagamentos-de-r-15-milhoes-a-temer.htm

e, por exemplo,

http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/temer-e-aecio-agiam-juntos-para-impedir-avanco-da-lava-jato-diz-janot.ghtml

Você vê isso porque jornais, revistas de opinião e televisões não te deixam ver outra coisa: elas não mostram outra coisa.

Estes são alguns exemplos do que você intui, numa recompilação de Flávio Medeiros Jr.:

1) Empresário que comprou avião de Eduardo Campos é encontrado morto;

https://www.google.com.br/…/empresario-foragido-da-operacao…

2) Arthur Sendas, do Conselho da Petrobrás, morre assassinado;

http://m.extra.globo.com/…/empresario-arthur-sendas-morre-a…

http://ataqueaberto.blogspot.com.br/…/o-segundo-membro-do-c…

3) Roger Agnelli, CEO da mineradora Vale, morre em queda de avião, após escrever carta com denúncia sobre corrupção na Vale endereçada à Dilma Rousseff (governo tenta substituí-lo desde 2011). Caixa preta do avião com dados do vôo não é encontrada;

https://pensabrasil.com/mais-uma-bomba-antes-de-morrer-em-…/

4) Eduardo Campos morre em queda de avião. Caixa preta não é encontrada;

http://veja.abril.com.br/…/caixa-preta-nao-gravou-audio-do…/

5) Executivos da Seguradora Bradesco, um dos principais acionistas da Vale, morrem, em queda de avião. Caixa preta é encontrada danificada, ilegível;

https://www.google.com.br/…/1704819-presidente-da-bradesco-…

6) Ex-diretor da Agência Nacional de Petróleo, morre ao cair do 11º andar;

http://economia.ig.com.br/…/ex-diretor-da-anp-morre-apos-qu…

7) Toninho do PT, prefeito de Campinas, foi assassinado à tiros;

https://www.google.com.br/…/geral,celso-daniel-e-toninho-os…

8) Celso Daniel, foi torturado e morto. SETE testemunhas do caso são mortas antes de depor;

http://veja.abril.com.br/…/os-oito-cadaveres-do-caso-celso…/

09) Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF, morre em queda de avião, às vésperas de homologar a delação de Odebrecht, em que ex-presidentes da República, o atual presidente do Senado e o atual Presidente da República e muitos outros da classe política tiveram seus nomes envolvidos.

http://g1.globo.com/…/relembre-as-principais-decisoes-de-te…

10) Antes de alguns desses fatos, em 2014, Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.9 70/14, que decreta sigilo nas investigações de acidentes aéreos.

http://folhapolitica.jusbrasil.com.br/…/dilma-sancionou-lei…

 

Você sabe que há mais coisas podres entre o céu e a terra do que sonha sua vã filosofia de cartão de crédito, mas não vê muito bem, porque esse tipo de notícia fica diluída no meio das demais, aquelas ali de cima, que dominam o cenário. O seu subconsciente fica repetindo o tempo todo “acho que vi um gatinho”, mas não sabe onde.

E estas são algumas das que você não vê:

http://istoe.com.br/camara-libera-area-para-exploracao-na-amazonia-equivalente-a-3-vezes-cidade-de-sp/

https://www.cartacapital.com.br/politica/mps-756-e-758-ampliam-exploracao-na-amazonia-entenda

http://www.bbc.com/portuguese/brasil-39802863

Você não vê, porque as notícias lá de cima e as ali do meio, tomam todo o tempo das TVs, toda a saliva das rádios e todo o papel dos jornais. Você não vê, porque a Amazônia é distante demais para importar. Você não vê, em suma, porque não parece importante, e não parece importante, porque não lhe disseram que é importante e as coisas estão tão confusas que se não nos dizem o que é importante e o que não é, a gente não consegue se decidir.

Lembra quando você repetiu por aí que toda a unanimidade é burra? Então, preste atenção nas notícias. Não no partido que esta ou aquela mídia apoia, mas no que estão lhe mostrando. Unanimemente.

Só se fala em uma coisa. E desde uma ótica puramente doméstica. Mas tem muita outra coisa acontecendo. Preste atenção: o que está em jogo não é a moral do país. Nunca foi. É a sua soberania.

Deixe um comentário