Andam me perguntando…

brasil banski

Algumas pessoas andam me perguntando em quem irei votar. Me pergunto para quê. Saber em quem irei votar não vai alterar nada. Ninguém vai repensar no seu voto a partir do meu. Ninguém vai mudar de candidato por causa das minhas preferências. Quem pergunta isso quer saber se eu concordo ou discordo da posição do perguntador. É uma armadilha feita para atrapar o pensamento diferente e gerar polêmica.

Não direi o nome de nenhum candidato. Direi que acredito no Diálogo, onde partes diferentes ouvem falam em igual medida. Direi que acredito no respeito e que, na minha opinião, Amor é a que mais falta para todos nós. Amor, não sexo. Amor, esse imenso desafio, que requer toda a coragem que temos e, às vezes, a que não temos, também. Amor, não concessão infinita, nem a ignorância às leis de maneira egoísta e inconsequente. Aliás, também acredito em Liberdade, aquela que permite que os seres humanos vivam a vida que escolheram viver – não a libertinagem que invade a seara alheia com deboche e fúria. Que acredito na Arte que faz pensar e na Educação que nos dá horizontes. E que acredito na Justiça, aquela que é sempre falha, porque humana, mas que sempre tenta equilibrar o desequilíbrio. Fora dela é o desmando, o descalabro. É verdade que o mundo, mais cedo, ou mais tarde coloca tudo em seu lugar. Mas nós precisamos ver a Justiça atuando, ou não acreditamos nela – criaturas sem fé, que somos.

Então, da próxima vez que me perguntarem algo, não me perguntem em quem irei votar. Perguntem no que acredito.

Essa é a única coisa importa de fato. É a única coisa que definirá meu voto. Que definirá quem sou.

Deixe um comentário